O Espírita, o Cristão sincero, não deve ser alguém sisudo, ranzinza, o dono da verdade e principalmente mal humorado. Chico é nossa maior referência em serviço ao Espiritismo e tinha um bom humor fantástico." Engana-se quem pensa que a mensagem Espírita, deve ser encarada com sofrimento e tristeza. Não! A Doutrina nos fala de bem aventuranças, de eternidade, de imortalidade, de justiça, de bondade, de amor...
A alegria é ponto fundamental na nossa vida. Dissipamos vibrações negativas e movimentamos em torno, de nós fluídos benéficos, quando nosso padrão mental se eleva. Então, porque não levar alegria para nossas Casas Espíritas, para os locais onde trabalhamos, para nossos lares, para as pessoas que nos cercam, para nós mesmos?
E se alguém não te corresponder, não se preocupa... inevitávelmente volta para nós tudo o que fazemos ao outro. E tua alegria não será vã.
Quando falo de bom humor, me refiro ao estado de 'estar bem', esforçando-se por vencer as contrariedades do dia-a-dia e não se deixando abater por elas. É diferente daquela figura do 'bobo da corte', sempre contando piadas, muitas de extremo mal gosto, causando risadas por onde passa, mas sem a postura de alguém intimamente satisfeito consigo mesmo. Quase sempre, esta pessoa tem grande necessidade da aprovação dos outros e usa desse expediente para se auto afirmar em seu meio social. Lembramos a orientação de Emmanuel, nesse sentido: "A ironia pode ser engraçada e agradável para quem a faz, mas pode magoar tanto que sua graça converte-se em mágoa profunda em quem a recebe".
O bom humor, na verdade, trata-se de levar uma vida de forma mais leve, mesmo diante de um trabalho mais sério, das brigas e até mesmo dos tempos difícieis que passamos. Como aprendemos em Doutrina Espírita, que toda conquista, vem do exercício diário, por quê não sorrirmos mais e com mais frequência que de costume?
No convívio com os discípulos e pessoas mais chegadas, o Mestre mostrava-se sempre alegre e pregava: 'Alegrai-vos! É chegado o Reino dos Céus!". Então, nada de rabugices...Seja sempre teu rosto iluminado pelo sorriso e tuas palavras uma expressão de confiança e felicidade. Sejamos dignos Daquele a quem procuramos seguir os passos.
O humor do Espírita, do cristão sincero, é saudável, sem malícia, nunca denegrindo e sempre com um ensinamento por trás das palavras divertidas, fazendo com que caminhemos sorrindo, pela senda da infinita da evolução.
Uma Natal feliz para todos nós!
Fonte: Blog Espírita Espíritos da Luz