14 de outubro de 2009

Os mistérios da mente humana


Objetos atravessando paredes. Pessoas levitando no ar. Fogo espontâneo. Tudo isso é possível? A parapsicologia diz que sim. O Ciência & Saúde desta semana tenta desvendar os mistérios e poderes da nossa mente. Afinal, do que somos capazes?
Com toda certeza você já ouviu falar que a nossa mente pode tudo. Desde curar o próprio corpo a partir do pensamento positivo a fazer coisas que parecem ser impossíveis, como mover objetos usando apenas a força da mente. Mas será que tudo isso realmente acontece? O assunto ainda é muito polêmico e há pouca comprovação científica a respeito.
No entanto, especialistas na parapsicologia e em outras áreas afins afirmam enfaticamente que nossa mente é extremamente poderosa. O problema, segundo eles, é que nos importamos demais com o consciente e não prestamos atenção em tudo que o subconsciente é capaz.
A parapsicologia se dedica a estudar os fenômenos misteriosos, à primeira vista inexplicáveis, mas que estão relacionadas com o ser humano. O padre Oscar González Quevedo, fundador e diretor do Centro Latino Americano de Parapsicologia, explica que a mente é maravilhosa, mas não aproveitamos tudo que ela tem a oferecer.
“Se a humanidade tivesse colaborado o mínimo com o plano de Deus, dominaríamos tudo, saberíamos tudo, não esqueceríamos nada, nem passado, nem presente e nem futuro. Até mesmo em uma margem de dois séculos até a quinta geração antes de nós”, afirma padre Quevedo.
José Bonezzi, presidente do Instituto de Parapsicologia de Joinville, destaca que o homem é um ser transcendental e capaz de transmutar energia. “Não há nenhum milagre, o que há é o aproveitamento da própria capacidade de concentrar sua fé na competência para realizar algo. Na verdade, o método utilizado para isso pouco importa. Um místico que busca o poder de cura através da meditação é um exemplo dessa possibilidade”.
Para o padre Lauro Trevisan, formado em filosofia e especialista em Psicologia, nós somos o que pensamos. É por isso que ele destaca a importância da auto-ajuda, do pensamento positivo e da meditação para uma vida mais feliz.
“O mundo que criamos na mente, por meio do pensamento, das crenças, da filosofia de vida, dos conceitos, é o mundo que se expressa na nossa vida. É por isso que existe o conselho de que as pessoas tenham pensamentos positivos. Nós colhemos o que semeamos na mente”, explica.
A meditação, segundo ele, é a forma prática de aprofundar o pensamento. “Pela meditação se chega ao nível mental alfa, em que o cérebro baixa a pulsação e, nesse estágio, aumenta o campo da inteligência, da memória, da lucidez, da criatividade e do poder. A mente consciente cria, o subconsciente executa”.
Ved Arora, diretora do espaço Instituto Indiano de Ioga Vivekananda, explica que, normalmente, usamos apenas 10% da capacidade da nossa mente. “Quanto mais ficamos relaxados, a força da mente vai se expandindo”. No entanto, conforme José Bonezzi, usamos, sim, toda a nossa capacidade mental.
“O que acontece é que a mente consciente ocuparia aproximadamente 10% do cérebro, enquanto o inconsciente ocuparia o restante”. Mas nem tudo é tão simples assim. João Ilo Coelho Barbosa, professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), destaca que a meditação ajuda, principalmente no relaxamento e na concentração. “Estudos que mostram isso”.
Quanto ao restante das teorias sobre parapsicologia e afins, ele é enfático: “não há evidências científicas. O cérebro é um evento físico. Quando eu falo de mente, onde está ela? Como se observa? É conceito, um nome que a gente dá”. Nas próximas páginas, o Ciência & Saúde mostra os dois lados da moeda e tenta desvendar os mistérios que estão por trás da nossa mente.

Fonte: O Povo Online


Um comentário:

Anônimo disse...

Mais assim é possivel mover um objeto com a força da mente?
Como fazer isso?
É possivel vc ler o penssamento de outra pessoa com a força da mente?
Eu achei isso muito enteressante.