8 de janeiro de 2010

A Experiência de quase morte: uma pequena reflexão.


O assunto tem despertado atenção de pesquisadores. Em 1975, um médico norte-americano, Raymond Moody Jr. trouxe ao conhecimento do grande público, uma coletânea de relatos de EQM, através de sua obra "Life after Life" (Vida depois da Vida)(2) , Os pacientes trazem todos os sintomas de morte clínica. As vítimas flutuam sobre o seu corpo físico, acompanham os acontecimentos e percebem que possuem um outro corpo, e que sua consciência acompanha este novo corpo, de natureza espiritual. Encontram-se com seus familiares e amigos já falecidos, com imensa alegria.
Todos lhe dizem das tarefas desenvolvidas no mundo espiritual, da necessidade de continuar trabalhando, evoluindo, estudando. Que os laços familiares não se rompem, pelo contrário, se fortalecem, através do amor e do perdão. Nesse momento não importam as facilidades materiais, a riqueza, o poder, as posições sociais, apenas interessa o bem e o conhecimento que existe em cada pessoa, independente de suas crenças religiosas ou filosóficas.
Em entrevista concedida à "Revista de Espiritismo", Divaldo Franco afirma: "Essas mortes aparentes sempre ocorreram, principalmente no passado quando os estados catalépticos eram dificilmente diagnosticados. A técnica de diagnóstico da morte era muito empírica, normalmente através da respiração e dos batimentos cardíacos. Hoje, graças ao electroencefalógrafo, pode-se detectar com maior profundidade o momento da paragem cardíaca definitiva e da morte real. No entanto, mesmo nesses casos, estudados por Edith Fiore, Elizabeth Kubler-Ross ou Raymond Moody Jr, há sempre o retorno à atividade do coração e conseqüentemente do cérebro, oferecendo evidências de que no momento da aparente morte da consciência, o ser consciente continua pensando".(3) 
Para os materialistas não existe, óbvio, a vida após a morte. A propósito disso o Correio Braziliense de 20/09/94, estampa um texto curioso sobre o tema intitulado Cientistas Desmistificam a Volta do Além, (sic) -os pesquisadores da clínica universitária Rudolfo Virchow, de Berlim, descobriram uma nítida vinculação entre as alucinações de síncope e as EQM e verificaram a "exatidão das suas intuições e hipóteses" com um grupo de 42(quarenta e duas pessoas) "jovens e sadias". As cobaias humanas foram privadas de todos os sentidos por tempo máximo de 22 segundos.
Ao voltarem a si relataram experiências muito similares aos dos fenômenos de quase morte.(4) O assunto também vem sendo estudado pelos americanos desde 1977, quando foi fundada, nos EUA, a Associação para o Estudo Científico dos Fenômenos de Morte Iminente. Segundo os pesquisadores materialistas as alucinações são causadas por problemas de ordens variadas seja, farmacológica, fisiológica, neurológica e psicológica. Aliás, sobre a explicação psicológica para a EQM como uma síndrome determinada pelo medo da morte cai quando observamos que crianças que não têm esses medos e não tem ainda um conhecimento cultural sobre a morte, têm experiências semelhantes aos adultos.
É interessante colocar que as pessoas descrevem suas experiências como algo vívido e real e que marcaram suas vidas para sempre e não simplesmente uma reação passageira a uma situação estressante. Para o Espiritismo não existe a morte, pois o Espírito é imortal e sobrevive à decomposição do corpo físico. A morte (ou desencarnação) apenas é um estágio final de um processo evolutivo, nesta vida. Só o corpo morre.Kardec estudou esse corpo espiritual e denominou-o de perispírito que tem sido estudado por vários especialistas e pesquisadores, porém por falta de instrumentos e equipamentos de laboratório ainda estamos muito longe de conhecer a sua estrutura de funcionamento.
O mestre lionês refere ao desdobramento ou nas chamadas viagens astrais (segundo algumas definições espiritualistas) o perispírito se despreende do corpo como no sono, no transe hipnótico, desmaios, coma etc... Nesse processo o perispírito pode atravessar paredes e outros obstáculos materiais e muitas vezes apresentam fenômenos conhecidos como bilocação, bicorporeidade, exteriorização do duplo etc...A saída do perispírito do corpo é atualmente cientificamente comprovada. Nos Estados Unidos da América do Norte se usa a sigla OBES, ou seja, out of body experience (experiência fora do corpo).
O Dr Gleen Gabbard psiquiatra da Faculdade de Psiquiatria Menninger no Estado do Kansas conta uma de suas anotações em que um homem desdobrado assistiu a uma reunião de pessoas que queriam matá-lo e graças a isso conseguiu mudar de rota no retorno à casa e surpreendeu os seus perseguidores mandando comunicar os detalhes do plano à polícia e escapou ileso. Gabbard, Elizabeth Klobb Ross, Raymond Moody Jr. pesquisam há tempo a chamada EQM (experiência de quase morte) em que se confirma a existência desse corpo psicossomático.Entre nós, espíritas, a imortalidade já é a Lei da Vida. Entretanto, claro, devemos acompanhar atentamente o debate dos cientistas contemporâneos a respeito do assunto.
Em nossos dias, várias escolas como a psicologia transpessoal, baseam-se em experiências transcendental e se pautam no argumento da imortalidade. São vários profissionais da área de saúde mental que publicam livros relatando experiências de morte provisória. Há, sem dúvida, atualmente, um movimento holístico buscando uma interpretação global do homem. Os ventos das revelações espíritas sopram firmes e forte e os laboratórios científicos da academia humana passam a considerar a plausibilidade do ser imortal
___________________________________________
Jorge HessenE-Mail: jorgehessen@gmail.com

Site: http://jorgehessen.net/

FONTES:1- Disponível em Acesso em 22 de março de 20052- O livro "Life after Life", do Dr. Raymond A. Moody (pesquisador não espírita), "bestseller" nos EUA, é um desses livros que nos fala dessas experiências inusitadas, agora complementado com o novo livro "Reflections on Life After Life", que nos traz o resultado de novas entrevistas com os que permaneceram alguns instantes na outra dimensão da vida.3- Disponível em www.espirito.org.br/portal/ artigos/jose-lucas/eles-morreram.html> Acesso em 31 de março de 2005.4- Publicado no Correio Braziliense de 20/09/94.

6 comentários:

TDM disse...

Eva, no budismo acreditamos nas mesmas coisas.
Eu chamo isto de "zona da morte", pq eu acho que é uma zona que intermedeia a vida e a morte com ambas as possibildades do ir do ficar.
Creio mesmo, que é uma oportunidade divina de ampliarmos nosso estado de consciência e aproveiramos para grandes lições do viver e do ser/ humano.
bjk

Eva disse...

TDM
Foram as leituras que fiz sobre esse fenômeno que me fez perder o medo da morte. Tenho um amigo que passou por ela, quando teve tétano e não morreu por pouco. Ná época nem se falava em EPM, ele contou o que lhe aconteceu, achando que havia tido um sonho esquisito. Sé que ele mudou muito a sua maneira de estar na vida... para melhor, claro!
Amiga, você é budista! Já li sobre, mas não sei muito... Um abração.

Edilma Rocha disse...

Eu conheço pessoas que tiveram a experiência de quase morte. Acredito muito nisto tudo, até porque eu e minha família somos de formação kardecista. Muito bom encontrar seu blog e poder ler coisas tão boas sobre os fenômenos espirituais.

yvone disse...

Nossa é a primeira vez que entro aqui,logo encontro um artigo que me fez muito bem ,entrei muito triste e com vontade de chorar,pois fiz uma cirurgia de mama,foi preciso tirá-la toda,passei por radio quimio estou bem,mas hoje percebi na cicatriz da cirurgia um pontinho feito uma espinha,quanto bastou pra eu estar em desespero,como não conseguia dormir entrei aqui e não é que estou confortada?Obrigada Eva.

Eva disse...

QUERIDA YVONE
Primeiramente, quero tranquilizá-la acerca desse pontinho que apareceu na cicatriz: isto não é nada grave, é apenas um ponto da sutura que está sendo expulso pelo organismo. Ele pode inflamar um pouquinho. Não mexa nele e espere que saia por inteiro. Quando fiz cirurgia, também tive esses pontinhos. Converse com seu médico ou com um médico seu amigo e verá que não ha razão para preocupações. Também não esquente a cabeça com a remoção dos seios: hoje a cirurgia plástica faz a reconstituição perfeita das mamas. Sempre ficam mais bonitas que antes, devido ao implante de próteses de silicone. Como se trata de cirurgia reparadora, os planos de saúde fazem. Sorria, minha amiga,o importante é a sua cura da doença que a levou a operar os seios, no mais
dá-se um jeito. Mantenha sua auto estima elevada, sua confiança na vida inteira e sua fé na lei cósmica comandada pela energia cósmica que nos vem de Deus e da Espiritualidade maior.
Um grande abraço e que 2010 traga-lhe grandes satisfações, tranquilidade e paz interior.

yvone disse...

Eva,que lindas palavras,obrigada,eu tenho procurado ser forte sim,mas às vezes a gente cai.Obrigada pela orientação sobre o pontinho eu também penso que é isso mesmo.Querida vou estar sempre por aqui pra compartilhar e receber essa força que só uma pessoa iluminada pode me passar.Um lindo fim de semana e que todos os seus sonhos se completem em 2010.Obrigada mais uma vez,foi lindo encontrar vc.