26 de novembro de 2009

SEGREDOS DE SOBREVIVÊNCIA.




“A vida é complicada e cheia de contratempos. Conservar o humor é um segredo de sobrevivência.” Li esse enunciado em uma mensagem pps e interessei-me por seu conteúdo, pondo-me a cismar sobre o que afirmava o seu autor anônimo. O resultado das minhas reflexões ensejou o desenvolvimento do texto que escrevi para o postar no blog, na esperança que ele seja útil a alguém, como foi para mim mesma.
Conservar o humor não apenas é fundamental para a nossa sobrevivência como faz bem à nossa saúde e às pessoas que convivem conosco. Todavia, eu acrescentaria um outro elemento tão essencial quanto o humor para a sobrevivência e manutenção do nosso equilíbrio emocional e da nossa harmonia interior: saber silenciar nos momentos certos.
Sim, porque o silêncio é uma força imensurável, é uma arma poderosa capaz de levar ao desespero os que, por carência deste fundamental humor, do qual fala o enunciado, fazem da agressividade a válvula de escape e a única linguagem para expressarem as suas frustrações mais dolorosas e mais profundas, quiçá inconscientes e, em alguns casos, com raízes bem fincadas no terreno movediço da inveja, do despeito e de outros sentimentos torturantes para quem os sente.
Se os encaramos, munidas com o bom humor e com a prodigiosa arte de silenciar, iremos recolhendo, com alegria, o que nos dizem e fazem de positivo os bem humorados e de bem com a vida, limitando-nos a sorrir, complacentemente, para o que os mal humorados, insatisfeitos com a pobreza das próprias conquistas nos dizem e fazem de negativo e de execrável.
Há muito aprendi que, se permanecermos em silêncio frente ao mal que intentam contra nós, mostramos que estamos impassíveis, indiferentes, sem tempo para debates fúteis, que a nada levam, que nada acrescentam. Se for uma discussão que deixou o terreno da razão, quem silencia mostra que já venceu, mesmo quando o outro lado insiste em gritar, em espernear.
Se isto acontecer, mesmo que a pessoa estressadinha do altissonante grito passe ao berro de mil decibéis, não se altere, não perca seu bom humor, apenas OLHE-A, SORRIA, SILENCIE E VÁ EM FRENTE: você é o vencedor incontestável da risível peleja. Mas, lembre-se de que sem bom humor não será possovel silenciar...

Autora:  Eva #

Nenhum comentário: